Muitas pessoas conhecem a AWS como a gigante da tecnologia que ela é. Eu também tinha ideia disso, mas existe um abismo entre saber o que é um serviço e estar mergulhada, há quase um ano, em um ambiente 100% AWS que respira inovação o tempo todo. Quando você vive o dia a dia imerso em um ecossistema, percebe que a nuvem não é só "o computador de outra pessoa". É um acelerador.
E a pergunta que eu mais respondo ultimamente é: "Anny, o que realmente dá para fazer de Segurança (Sec) dentro da AWS?"
Depois desses meses de imersão, listei os pontos que mais mudaram minha rotina:
1. Ambientes completos em minutos
No modelo tradicional, preparar um ambiente de teste ou produção levava dias (ou semanas). Na AWS, a gente fala em minutos. Para quem trabalha com segurança, isso significa que podemos reagir a ameaças ou validar novas arquiteturas de forma quase instantânea.
2. A liberdade das PoCs (Provas de Conceito)
Sabe aquela ferramenta de segurança que você quer testar, mas tem medo de gastar muito ou travar o hardware? Na nuvem, a barreira caiu. A facilidade para rodar PoCs permite que a gente erre rápido, aprenda rápido e implemente o que funciona sem burocracia técnica.
3. O fim do servidor físico (e do custo ocioso)
Este é um dos pontos que mais me encantam. Não precisamos de uma máquina física ligada gastando energia e dinheiro sem necessidade. Se eu preciso de uma instância para uma análise específica de segurança, eu subo, uso e, assim que termino, desligo. Você paga, no máximo, pelo armazenamento (que é mínimo perto do processamento). É a eficiência financeira a serviço da proteção de dados.
4. Ambientes pré-configurados (O "Segurança por Design")
Outro grande ganho é a capacidade de deixar ambientes de segurança prontos e "engatilhados". Podemos criar templates onde a rede, as chaves e os logs já nascem configurados conforme nossas melhores práticas. É o famoso "subir e pronto".
5. Escalabilidade sem limites
A segurança precisa acompanhar o negócio. Se o tráfego aumenta 10x de um minuto para o outro, nosso poder de processamento de segurança escala junto.
Conclusão
Estar em um ambiente que vive tecnologia me mostrou que a segurança não precisa ser um "freio" para a empresa. Pelo contrário, com as ferramentas certas da AWS, a segurança se torna o motor que permite que a empresa acelere com confiança.